
Embora tenham passado mais de 40 anos desde que esta fotografia foi captada, é verdade que pouco se transfigurou na fachada principal do edifício do Liceu Jaime Moniz. Originalmente "Liceu do Funchal", começou a leccionar a 12 de Setembro de 1837 e depois de mudar várias vezes de instalações ganha o actual nome em 1919. O edifício que surge na imagem foi inaugurado a 28 de Maio de 1946. Nesse ano lectivo foram alunos desta escola 540 jovens, dos quais 185 raparigas e 355 rapazes
1, fazendo uso das 18 salas, um anfiteatro, biblioteca, laboratórios, ginásio e demais instalações, muito elogiadas à época e que ainda hoje constituem o corpo central do edifício, entretanto ampliado e melhorado, dando actualmente resposta a mais de 3000 alunos. Se ainda hoje o Liceu Jaime Moniz representa um importante espaço de ensino e aprendizagem na Madeira, tão ou mais preponderante função desempenhou no final da década de 40. O próprio Horácio Bento de Gouveia assim o ilustrou, em texto publicado no dia de inauguração deste edifício: «(...) este acontecimento projecta-se para além dos umbrais da nossa casa insular e, pelo que reveste de memorável na vida calma e sem alarde das iniciativas que marcam pelos tempos fora como única chancela atestadora de civilização, deve figurar em primeiro plano nos anais da vida pública da nossa terra».
21 SILVA, Ângelo Augusto, O Liceu Jaime Moniz, Separata "Liceus de Portugal", Junta Geral do Distrito Autónomo do Funchal, 1946, pág 61.
2 GOUVEIA, Horácio Bento, Diário de Notícias, edição de 28 de Maio, Funchal, 1946.
1 comentário:
Ola!
Confirmo a minha presença no jantar.
Parabens pelo blog.
Silvia Meneses
Enviar um comentário